sábado, maio 14, 2005

Centauro



Na mitologia grega, os centauros eram a personificação das forças naturais desenfreadas, da devassidão e embriaguez. Centauro era um animal fabuloso, metade homem e metade cavalo, que habitavam as planícies da Arcádia e da Tessália. Seu mito foi, possivelmente, inspirado nas tribos semi-selvagens que viviam nas zonas mais agrestes da Grécia. Segundo a lenda, era filho de Ixíon, rei dos lápitas, e de Nefele, deusa das nuvens, ou então de Apolo e Hebe. Em ambos os casos parece clara a alusão às águas torrenciais e aos bosques. A história mitológica dos centauros está quase sempre associada a episódios de barbárie. Convidados para o casamento de Pirítoo, rei dos lápitas, os centauros, enlouquecidos pelo vinho, tentaram raptar a noiva, desencadeando-se ali uma terrível batalha. O episódio está retratado nos frisos do Pártenon e foi um motivo freqüente nas obras de arte pagãs e renascentistas. Os centauros também teriam lutado contra Hércules, que os teria expulsado do cabo Mália. Nem todos os centauros apareciam caracterizados como seres selvagens. Um deles, Quirão, foi instrutor e professor de Aquiles, Heráclito, Jasão e outros heróis, entre os quais Esculápio. Entretanto, enquanto grupo, foram notórias personificações da violência, como se vê em Sófocles. Nos tempos helênicos se relacionavam freqüentemente com Eros e Dioniso. As representações primitivas dos centauros os mostram como homens aos quais se acrescentava a metade posterior de um cavalo. Mais tarde, talvez para realçar seu caráter bestial, só o busto era humano. Foi esta a imagem que se transmitiu ao Renascimento.

5 Comments:

Blogger oasis dossonhos said...

Salvé! Peço desculpa pela intromissão, já por aqui passei algumas vezes, e quero saudar o autor deste blog pela reflexão e pela frescura da sua postagem.
Admirador atento, continuarei a vir até este simpático espaço.
Abraço e bom estudo

9:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

heyas puto tou de volta e parece que tu também. ao ler este post despertaste em mim a curiosidade de rever o que já aprendi na escola sobre a mitologia Grega. Nice. beijinho

Limp Bizkit

3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom dia, Sandro.
Sabe que minhas divagações são constantes e que criar o que ronda a minha imaginação é a minha maior paixão. rs*
Centauros... Somos por vezes alguns desses seres mitólogicos em sua figura representativa. Ou seja temos a mente, que ainda está presa a parte animal e desenfreada que é guiada pelo impulso. Olhando por esse lado penso na personificação desses seres ligadas à cultura e ao desenvolvimento da civilização quando o homem tenta vencer utilizando-se da força bruta sem o uso do raciocínio, já que sendo seres ligados a natureza agem pelo que mais proporciona o prazer imediato, ou seja, insconscientes são tomados pelo desejo de provar a sua capacidade. Usamos apenas 10% da nossa mente e como tudo evolui, alguns centauros usaram mais a parte que os dignificava e não apenas a externa ; ) Uma lição ao homem!
Entre o cavalo e o cavaleiro há de se encontrar o domínio... A visão de quem governa, ou a destruição se fará visível. Temos centauros soltos no poder, nas ruas, em casa, ao lado etc e essa ilustração veio bem a calhar com o momento em que o mundo todo se encontra.
Anjinho, não sei bem se me fiz entender, mas é mais ou menos isso que quis passar.
Tenha um dia lindo. Beijo!

3:47 da tarde  
Blogger oasis dossonhos said...

Estou à espera de mais, jóia rara!

8:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Where did you find it? Interesting read » » »

11:43 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home